Notícias do curso Bacharelado em Administração.

Calendário do curso Bacharelado em Administração.

Ementas do curso Bacharelado em Administração.
 

Pólos do curso Bacharelado em Administração.

Informações Gerais do curso Bacharelado em Administração.

Grade curricular do curso Bacharelado em Administração.

 

Documentos e Formulários do Curso Bacharelado em Administração

Ementas

1º Semestre

  • Educação a Distância (64 horas):

    Apresentação e Ambientação no Solar; Introdução em EAD; Autonomia em EAD; Tecnologia da Informação e Comunicação em EAD; A Educação Baseada na Web.

  • Administração (Introdução e Teorias) (128 horas):

    Introdução ao curso de Administração: currículo, mercado de trabalho, conceitos de administração. O Papel do Administrador na sociedade atual: formação e legislação profissional. Funções gerenciais: planejamento, organização, direção, coordenação e controle. Áreas de atuação da Administração: geral, produção e sistemas, marketing, finanças e recursos humanos. Teoria Geral de Administração: escola clássica, escola de relações humanas, escola comportamentalista, teoria de sistemas. Orientação e tecnologia de intervenção: desenvolvimento organizacional e administração por objetivos.

  • Ciência Política (64 horas):

    O pensamento político clássico: o conceito clássico e moderno da política. Estado e sociedade. Liberalismo e Socialismo. Democracia direta e representativa. Os atores políticos: parlamentos, partidos políticos, grupos de interesse, estruturas institucionais e mídia. Sufrágio e sistemas eleitorais; Planejamento e tomada de decisões. Decisões políticas, estratégicas, táticas e operacionais, análise política: estudo das categorias, conceitos e problemas básicos da ciência política, tais como: dominação, poder, conflito, autoridade e legitimidade. Política, participação e informação. Sistema político clássico e contemporâneo e sua influência em políticas empresariais. Destacando a importância de seu conhecimento para a Administração e relacionando-os com a realidade política brasileira atual.

  • Seminário Temático I: Sociologia (96 horas):

    Os processos sociais e suas formas estruturadas nas empresas, com ênfase no tipo burocrático. Apresentação de Atividades Temáticas referentes ao Módulo 1 – ano 1.

  • Informática Básica (64 horas):

    Estrutura de computadores. Linguagens de programação. Aplicativos: processadores de textos, bancos de dados e planilha eletrônica, apresentação de slides. Internet e páginas web. Correio Eletrônico: uso corporativo, atividades em grupo.

2º Semestre

  • Organização, Sistemas e Métodos (OSM) (64 horas):

    Organização, objetivo e estrutura. Análise organizacional: fases e instrumentos. Simplificação do trabalho: QDT, fluxograma, lay-out, formulários, manuais e regulamentos, (re)desenho dos processos de negócio. Avaliação de organizações privadas e/ou entidades sem fins lucrativos.

  • Processo Decisório (64 horas):

    A tomada de decisões: macrovisão do processo decisório e suas responsabilidades. A função decisão no contexto da Administração. Métodos e processos de decisão. A decisão participativa e a prática no contexto das organizações. Administração como um processo de tomada de decisões empresarial. Análise – estratégica - alocação e mobilização dos recursos, especificações e desempenho. O processo de tomada de decisão. Otimização do processo decisório. Utilização e disseminação da metodologia de resolução de problemas para a tomada de decisão.

  • Matemática (128 horas):

    Números reais, módulos e intervalos. Funções e gráficos. Seqüências. Limites. Continuidade. Derivadas e diferenciais. Cálculos de derivadas. Derivada de função composta e de função inversa. Derivadas sucessivas. Aplicações de derivadas. Teorema da média. Fórmula de Taylor. Regras de Lospital. Máximos e mínimos. Integral indefinida e definida. Teorema fundamental do cálculo integral. Técnicas de integração. Aplicações da integral definida. Cálculo de áreas, volume e comprimentos de curvas. Integrais impróprias. Limite e continuidade das funções de duas e três variáveis. Derivadas parciais. Aplicações das derivadas parciais. Noções de integral dupla. Transformações lineares. Matrizes: operações, inversão. Sistemas de equações lineares. Problemas clássicos da Geometria Analítica a duas dimensões. Noções de Geometria Analítica a três dimensões.

  • Seminário Temático II: Filosofia (96 horas):

    Análise das organizações modernas sob o ponto de vista da Filosofia. A linguagem como fundamentadora da característica social do ser pensante. A natureza da raça humana e da sociedade e a dinâmica de sua evolução. Os requisitos lógicos e antropológicos da linguagem. A validação das asserções ou o problema da verdade. As dimensões da linguagem e a dinâmica das modernas organizações. Os múltiplos usos da Ética: na profissão, nas organizações e na sociedade. O interrelacionamento entre Filosofia e Ética. Apresentação de Atividades Temáticas referentes ao Módulo 2 – ano 1.

3º Semestre

  • Contabilidade (Geral e Gerencial) (128 horas):

    Elementos de Contabilidade: definições, aplicação, exigências legais e finalidades. Organização das unidades econômicas. Patrimônio. Gestão. Controle e crédito. Sistema de Custo. Introdução à teoria geral de custos. Classificação dos custos. Métodos básicos de apuração e registro de custos. Custos com materiais, custos com o trabalho humano, custos com tributos, custos com comercialização. Principais métodos de custeio. Métodos básicos de cálculo de custo. Principais critérios decisórios na área de custos. Estrutura das demonstrações econômicas e financeiras das empresas. Análise e controle financeiro. Liquidez empresarial. Rentabilidade empresarial. Análise e controle econômico.

  • Direito Administrativo (64 horas):

    Gênese e evolução histórica do Direito. Direito administrativo. Sujeito direito. Pessoas jurídicas administrativas. Objeto do Direito. Atos e fatos jurídicos. Atos administrativos. Serviço Público. Autarquias. Sociedades de economia mista. Empresas públicas. Fundações. Função pública. Funcionário público. Estatuto público. Crimes contra a administração pública.

  • Economia (Introdução) (64 horas):

    Conceitos fundamentais de economia. Valor. Mensuração da atividade econômica. Repartição da renda. Introdução à teoria monetária. Noções de Comércio Internacional. Funções do setor público. Evolução do Pensamento Econômico.

  • Seminário Temático III: Psicologia (96 horas):

    Psicologia organizacional. Personalidade. Percepção. Frustração. Conflito psicológico. Aprendizagem. Dinâmica de grupos. Mudanças organizacionais. Comunicação. Autoridade e poder. Teoria da motivação humana. Tomada de decisões. Chefia e liderança. Seleção, adaptação e readaptação de pessoal. Problemas sócio-psicológicos da organização de escalas. Apresentação de Atividades Temáticas referentes ao Módulo 1 – ano 2.

4º Semestre

  • Estatística Aplicada à Administração (64 horas):

    Probabilidade: conceito, axiomas e teoremas fundamentais. Variáveis aleatórias. Distribuições de probabilidade. Estatística descritiva. Distribuições teóricas e empíricas. Distribuições unidimensionais e bidimensionais. Introdução à Teoria da Amostragem, principais esquemas. Inferência Estatística: Processos de decisão, Teoria da Estimação, Testes de Hipóteses e Análise de Variância.

  • Sistemas de Informação (64 horas):

    Definição de informação, de sistemas, de Sistemas de Informações Gerenciais (SIG). Análise e organização de sistemas administrativos. Implantação de SIG dentro de organizações. Repercussões e mudanças organizacionais.

  • Matemática Financeira (64 horas):

    Capitalizações simples e composta. Descontos simples e compostos. Rendas certas. Rendas variáveis. Taxa interna de retorno. Equivalência de fluxos de caixa. Amortização de empréstimos. Noções de análise de investimento. Correção monetária.

  • Administração Pública (64 horas):

    Organização político-administrativa do governo. Estrutura organizacional da Administração Direta. Reforma administrativa. Processo de formulação de políticas públicas.

  • Seminário Temático IV: Antropologia (96 horas):

    O campo de estudo da antropologia em relação aos campos da antropologia biológica, da lingüística e da arqueologia. A inserção do homem em seu espaço sócio-cultural: a "leitura" dos procedimentos administrativos, o homem na sua totalidade e as teias simbólicas nos ambientes organizacionais. A etnografia como um modo de interpretação a partir da pesquisa de campo. Apresentação de Atividades Temáticas referentes ao Módulo 2 – ano 2.

5º Semestre

  • Administração Financeira e Orçamentária (128 horas):

    A área financeira dentro do contexto da empresa. O dilema do administrador: liquidez e rentabilidade. A análise financeira por objeto. Índices financeiros. Poder de ganho na empresa. Princípios de planejamento financeiro. Planejamento das necessidades de capital de giro. Administração do ativo circulante: disponibilidade e componentes realizáveis. Open-market. Administração do passivo circulante: obrigações e compromissos. Administração do não-exigível: capital, reservas, retenção dos lucros. Planejamento da estrutura de capital. O sistema orçamentário como ferramenta de planejamento e controle de resultados.

  • Economia (Micro e Macro) (96 horas):

    Escopo e método da análise microeconômica. O mecanismo de tomada de decisões. A teoria do consumidor e a determinação da demanda individual, e de mercado. Medidas de sensibilidade da demanda: as elasticidades. A teoria da produção e a demanda por fatores. Custos de produção: teoria tradicional e moderna. Preço e produção sob concorrência pura. Macroeconomia: Preços e Produção no monopólio puro. Monopólio X competição perfeita. Controle do monopólio. Monopólio bilateral. Preço e Produção em concorrência monopolista. Modelos Clássicos de Oligopólio. Cartéis e Fusão: a solução de coalizão. A moderna teoria dos oligopólios.

  • Planejamento (Teoria e Modelos) (64 horas):

    Visão globalística, sistêmica, empreendedora, humanística, participativa e inovadora da organização. Modelos de plano estratégico (etapas e componentes). Relações existentes entre as áreas funcionais e entre os diversos tipos de recursos utilizados pelas organizações (relações de causa-efeito), entre a organização e o ambiente-tarefa (clientes externos e fornecedores), entre a organização e a comunidade em geral.

  • Seminário Temático V: Responsabilidade Social Corporativa e Terceiro Setor (96 horas):

    A responsabilidade sócio-ambiental como valor estratégico para as empresas. Projeção do valor para os clientes e demais partes interessadas. O conceito e a realidade das redes sociais: ênfase para as redes de compromisso social. Apresentação de Atividades Temáticas referentes ao Módulo 1- ano 3.

6º Semestre

  • Gestão de Pessoas (128 horas):

    Administração de RH dentro da evolução da teoria administrativa. Análise dos principais enfoques no Brasil. Problemas básicos de RH. Organização e análise do trabalho. Mudanças na organização do trabalho. Estrutura do Departamento de Recursos Humanos na Empresa. Funções operativas: procura, desenvolvimento e remuneração. Integração e manutenção. Administração de RH e a estratégia da Empresa. Tendências da administração de Recursos Humanos. Conceituação. Relações de trabalho na sociedade brasileira. Formas de participação dos trabalhadores na empresa. O conflito nas relações do trabalho. O sistema sindical brasileiro: as funções do sindicato, estrutura do sindicalismo, evolução histórica. Negociação coletiva: conceituação, níveis de negociação. A área de relações trabalhistas na empresa: papel e atribuições. A greve: legislação, prevenção, plano de contingência.

  • Marketing (128 horas):

    Conceitos centrais em Marketing. Marketing como filosofia empresarial. Gerência de marketing. O ambiente e os sistemas de marketing e as outras áreas funcionais. Demanda: mensuração, estados, efeitos dos esforços de marketing. Os mercados e o comportamento dos compradores. Composto de marketing. Decisões de produto, de preço, de distribuição e de comunicação. Sistema de informações em marketing (SIM). Estratégia de marketing: conceito, formulação e componentes.

  • Seminário Temático VI: Gestão Ambiental e Sustentabilidade (96 horas):

    As relações sócio-ambientais nas empresas, em seu ambiente interno e externos. Relações de empresas pró-ativas com seus stakeholders: vantagens econômicas, utilização de ferramentas dos sistemas de qualidade, implantação de sistemas de produção mais sustentáveis. Desenvolvimento de produtos e serviços com os princípios do eco-design: integração de estratégias com ações gerenciais. Apresentação de Atividades Temáticas referentes ao trabalho de conclusão de curso.

7º Semestre

  • Direito (Tributário e Comercial) (128 horas):

    Conceitos de Direito Tributário. Normas constitucionais relativas ao sistema tributário nacional e Normas gerais de Direito Tributário. Legislação tributária federal, estadual e municipal. Direito Comercial e sua evolução. Pessoas físicas e jurídicas. Atos e fatos jurídicos. Comerciante. Empresa. Estabelecimento comercial. Obrigações profissionais do comerciante. Sociedades comerciais: constituição, modificação, extinção e liquidação. Posse e propriedade. Contratos em geral. Títulos de crédito. Noções de falência e concordata.

  • Pesquisa Operacional (64 horas):

    Introdução. Solução geométrica para o problema com duas variáveis. Solução algébrica de problemas de programação linear. O caso particular do modelo de transporte. Programação linear em números inteiros. O problema da distribuição biunívoca. Exemplos de aplicação de programação linear.

  • Seminário Temático VII: Comércio Exterior (96 horas):

    O sistema e o padrão de comércio exterior brasileiro. O comércio de produtos agrícolas e manufaturados. Os fluxos comerciais brasileiros. Brasil e os blocos comerciais. Sistema de incentivo às exportações. Comércio exterior e estratégias de desenvolvimento. Apresentação de Atividades Temáticas referentes ao trabalho de conclusão de curso.

8º Semestre

  • Operações e Logística (128 horas):

    O fluxo de informações nos segmentos da cadeia de suprimentos: enfoque logístico integrado. Modelos de gerenciamento voltados à demanda por produtos e por serviços: movimentação, armazenamento, dimensionamento, controle, tempos, custos, lotes econômicos. Logística para e-business. Sistemas para gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM, ERP, MRP). Conceituação e importância do planejamento e controle da produção. Filosofias da administração da produção: just-in-case, just-in-time, método Kanban. O sistema de administração dos gargalos da produção ("OPT") e os estudos de tempo e movimentos (técnica de levantamento, registro e análise do processo de produção). O estudo do lay-out industrial. Projeto do produto e processo de produção. Técnicas de análise de localização industrial.

  • Finanças Públicas (64 horas):

    As atribuições econômicas e as atividades financeiras do Estado. Fenômenos financeiros. A renda nacional: formação e gasto. Controle estatal. Wagner e a lei dos dispêndios crescentes. Os serviços públicos. Crédito e dívida pública externa e interna. O sistema financeiro Nacional. Déficit público e mecanismos de controle. Orçamento Público: instrumentos de planejamento, princípios, ciclo orçamentário, processo orçamentário, mecanismos de alteração. Receita Pública. Despesa Pública. Crédito Público.

  • Seminário Temático VIII: Tecnologia e Inovação (96 horas):

    Relações entre ciência, tecnologia e produção: a abordagem institucional, inovação empresarial. Mecanismos e implicações da interação entre o setor tecno-científico e o setor empresarial. Apresentação de Atividades Temáticas referentes ao trabalho de conclusão de curso.

9º Semestre

  • Empreendedorismo (64 horas):

    O empreendedorismo como resposta ao novo conceito de empregabilidade. Desenvolvimento de atitudes, capacidades e habilidades empreendedoras. A importância da inovação tecnológica como diferencial competitivo para a pequena e média empresa. Abertura e gerenciamento de novos negócios.

  • Teoria de Jogos (64 horas):

    Breve histórico da teoria dos jogos. Natureza e limites da teoria dos jogos: a questão da racionalidade. Definição de um jogo. Jogos em Economia e Administração. A modelagem de um jogo. Representação de um jogo simultâneo: a forma normal ou estratégica. Representação de um jogo seqüencial: a forma estendida. Comparação entre a forma normal e a forma estendida. Analise de um jogo simultâneo de informação completa: eliminação iterativa de estratégias estritamente dominadas e equilíbrio de Nash. Jogos importantes. Estratégias mistas. Jogos de barganha. Modelos de liderança de quantidade e de preços. Analise de jogos repetidos: o paradoxo do dilema dos prisioneiros em jogos repetidos finitos. Equilíbrio perfeito em subjogos em jogos repetidos finitos. O teorema popular e as múltiplas possibilidades de cooperação 169.

  • Elaboração e Administração de Projetos (64 horas):

    Planejamento, programa e controle de projetos e produtos especiais, produzidos sob encomenda. Organização geral. Técnicas de Gantt, CPM, PERT/TEMPO e PERT/CUSTO. Uso de software para gerenciamento de projetos.

  • Seminário Temático IX: Tópicos Emergentes (96 horas):

    Seminário com tópicos da atualidade. Apresentação de Atividades Temáticas referentes ao trabalho de conclusão de curso.

  • Metodologia de Pesquisa (64 horas):

    Técnicas e métodos de desenvolvimento de pesquisa: quantitativos e qualitativos. Instrumentos de coleta de dados. Procedimentos de análise dos dados. Estrutura de um trabalho de conclusão de curso (TCC).

  • Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) (64 horas):

    Desenvolvimento de um trabalho aplicado em uma das áreas específicas de Administração (Geral, Recursos Humanos, Marketing, Operações e Logística, Finanças, Governo e Orçamento, etc.).

10º Semestre

ÁREAS DESENVOLVIDAS AO LONGO DOS SEMINÁRIOS OU EM ATIVIDADES EXTRA-CURRICULARES

Quem somos

A Universidade Federal do Ceará-UFC tem experiência de mais de 40 anos na oferta de cursos de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão.
Com excelente conceito junto à...   Leia mais

Parcerias