Notícias do curso licenciatura letras Espanhol

Calendário do curso licenciatura letras Espanhol

Ementas do curso licenciatura letras Espanhol

Pólos do curso licenciatura letras Espanhol

 

Informações Gerais do curso licenciatura letras Espanhol

Grade curricular do curso licenciatura letras Espanhol

 

Documentos e Formulários do Curso Licenciatura Letras Espanhol

Ementas

1º Semestre

  • Língua Espanhola I - A: Compreensão e Produção Oral (64 horas):

    Introdução às situações prático-discursivas da língua espanhola mediante o uso de estruturas léxico-gramaticais de nível inicial para o desenvolvimento das habilidades comunicativas de ouvir e falar, sensibilizando o aluno para os aspectos sócio-culturais e interculturais das comunidades falantes desta língua.

  • Língua Espanhola I - B: Compreensão e Produção Escrita (64 horas):

    Introdução às situações prático-discursivas da língua espanhola mediante o uso de estruturas léxico-gramaticais de nível inicial para o desenvolvimento das habilidades comunicativas de ler e escrever, sensibilizando o aluno para os aspectos sócio-culturais e interculturais das comunidades falantes desta língua.

  • Teorias de Língua e de Segunda Língua (64 horas):

    Estudo dos conceitos básicos de língua e segunda língua, tendo em vista a história das idéias lingüísticas, tendências atuais, métodos e procedimentos de análise.

  • Educação a Distância (64 horas):

    Apresentação e Ambientação no Solar; Introdução em EAD; Autonomia em EAD; Tecnologia da Informação e Comunicação em EAD; A Educação Baseada na Web.

2º Semestre

  • Língua Espanhola II - A: Compreensão e Produção Oral (64 horas):

    Estudo das situações prático-discursivas da língua espanhola mediante o uso de estruturas léxico-gramaticais de nível pré intermediário para o desenvolvimento das habilidades comunicativas de ouvir e falar, sensibilizando o aluno para os aspectos sócio-culturais e interculturais das comunidades falantes desta língua.

  • Língua Espanhola II - B: Compreensão e Produção Escrita (64 horas):

    Estudo das situações prático-discursivas da língua espanhola mediante o uso de estruturas léxico-gramaticais de nível pré intermediário para o desenvolvimento das habilidades comunicativas de ler e escrever, sensibilizando o aluno para os aspectos sócio-culturais e interculturais das comunidades falantes desta língua.

  • Fundamentos da Literatura em Língua Espanhola (64 horas):

    Estudo dos fundamentos teóricos dos estudos literários. Apresentação de aspectos essenciais da teoria, análise e crítica dos gêneros, com o objetivo de criar um repertório teórico na língua meta e aprender métodos e técnicas para a leitura, análise e interpretação do texto literário.

  • Fundamentos da Linguística Aplicada (64 horas):

    Estudo do objeto e conceitos básicos da lingüística aplicada, tendo em vista a história das idéias lingüísticas, tendências atuais, métodos e procedimentos de análise.

3º Semestre

  • Língua Espanhola III - A: Compreensão e Produção Oral (64 horas):

    Estudo das situações prático-discursivas da língua espanhola, mediante estruturas léxico-gramaticais de nível intermediário para o desenvolvimento das habilidades comunicativas de ouvir e falar, sensibilizando o aluno para os aspectos sócio-culturais e interculturais das comunidades falantes desta língua.

  • Língua Espanhola III - B: Compreensão e Produção Escrita (64 horas):

    Estudo das situações prático-discursivas da língua espanhola, mediante estruturas léxico-gramaticais de nível intermediário para o desenvolvimento das habilidades comunicativas de ler e escrever, sensibilizando o aluno para os aspectos sócio-culturais e interculturais das comunidades falantes desta língua.

  • Panorama Histórico - Social da Literatura em Língua Espanhola (64 horas):

    Abordagem do panorama da literatura em língua espanhola, em que se acentuam os processos históricos e sua relação com as características estéticas, ideológicas e temáticas de suas obras.

  • Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem na Adolescência (64 horas):

    Concepções básicas sobre o desenvolvimento e aprendizagem do ser humano. Conceito e características da adolescência. Desenvolvimento sócio-afetivo e cognitivo. Crises na adolescência. Fatores psicológicos no processo ensino/aprendizagem: percepção, atenção, motivação, memória e inteligência. Distúrbios na aprendizagem. Avaliação da Aprendizagem.

4º Semestre

  • Língua Espanhola IV - A: Compreensão e Produção Oral (64 horas):

    Estudo de situações prático-discursivas da língua espanhola, mediante estruturas léxico-gramaticais de nível avançado para o desenvolvimento das habilidades comunicativas de ouvir e falar, com ênfase nos aspectos sócio-culturais e interculturais das comunidades falantes desta língua.

  • Língua Espanhola IV - B: Compreensão e Produção Escrita (64 horas):

    Estudo de situações prático-discursivas da língua espanhola, mediante estruturas léxico-gramaticais de nível avançado para o desenvolvimento das habilidades comunicativas de ler e falar, com ênfase nos aspectos sócio-culturais e interculturais das comunidades falantes desta língua e ampliação da investigação de diferentes gêneros textuais.

  • Morfologia da Língua Espanhola (64 horas):

    Estudo e análise dos problemas fundamentais da morfologia espanhola.

  • Fonologia da Língua Espanhola (64 horas):

    Princípios de fonética e descrição fonológica da Língua Espanhola.

5º Semestre

  • Língua Espanhola V - A: Compreensão e Produção Oral  (64 horas):

    Estudo de situações prático-discursivas da língua espanhola, mediante estruturas léxico-gramaticais de nível avançado para o desenvolvimento das habilidades comunicativas de ouvir e falar, com ênfase nos aspectos sócio-culturais e interculturais das comunidades falantes desta língua.

  • Língua Espanhola V - B: Compreensão e Produção Escrita (64 horas):

    Estudo de situações prático-discursivas da língua espanhola, mediante estruturas léxico-gramaticais de nível avançado para o desenvolvimento das habilidades comunicativas de ler e falar, com ênfase nos aspectos sócio-culturais e interculturais das comunidades falantes desta língua e ampliação da investigação de diferentes gêneros textuais.

  • Literatura em Língua Espanhola I (64 horas):

    Estudo dos aspectos histórico-literários hispânicos desde o período de formação da Península Ibérica ao Renascimento.

  • Didática I (64 horas):

    Educação e Didática na Realidade Contemporânea: O Professor, O Estudante e o Conhecimento; A Natureza do trabalho Docente; Concepções de Ensino; A Sala de Aula e seus Eventos; Planejamento e Gestão do Processo de Ensino-Aprendizagem.

6º Semestre

  • Fonologia da Língua Espanhola I (64 horas):

    Aprofundamento dos aspectos segmentais e suprasegmentais da língua espanhola, com ênfase na reflexão sobre a produção oral do aluno.

  • Sintaxe da Língua Espanhola  (64 horas):

    Estudo e análise dos problemas fundamentais da sintaxe do espanhol.

  • Literatura em Língua Espanhola II (64 horas):

    Estudo dos aspectos literários do período Barroco ao Neoclássico na Espanha e na América Hispânica.

  • Estudos Sócio-históricos e Culturais da Educação (64 horas):

    Conceitos fundamentais à Sociologia, História e Antropologia para a compreensão da relação entre Educação e Sociedade. A interdisciplinaridade do pensamento pedagógico. Multiculturalismo e políticas educacionais de ação afirmativa.

7º Semestre

  • Literatura em Língua Espanhola III (64 horas):

    Estudo dos aspectos literários do período Pré-romântico ao Realista na Espanha e na América Hispânica.

  • Teorias e Princípios da Aquisição de Segunda Língua (64 horas):

    Estudo das teorias e princípios de aquisição e de desenvolvimento de segunda língua. Explicitação e discussão de vários modelos teóricos recentes de processos de aquisição e aprendizagem de segunda língua. Distinção entre aquisição e aprendizagem e repercussões no ensino. Análise do conceito e das fases de interlíngua.

  • Estrutura, Política e Gestão Educacional (64 horas):

    A Educação no contexto sócio, econômico, político, histórico e legal brasileiro; Conceito de Sistema e organização escolar – o Sistema Educacional Brasileiro; A legislação educacional; As políticas públicas para a educação; Gestão educacional; Financiamento da educação; Formação do profissional da educação; A estrutura e a política para a educação no Estado do Ceará.

  • (Disciplina Opcional I) (64 horas)

8º Semestre

  • Literatura em Língua Espanhola IV (64 horas):

    Estudo dos aspectos literários do Modernismo à atualidade na Espanha e na América Hispânica.

  • Estágio I: Teoria e Prática do Ensino-Aprendizagem da Língua Espanhola (64 horas):

    Práticas reflexivas sobre as atuais abordagens de ensino e os princípios norteadores dos procedimentos metodológicos para o ensino e aprendizagem das habilidades lingüísticas e comunicativas da língua espanhola e dos sistemas da língua espanhola.

  • (Disciplina Opcional II)  (64 horas)


  • Língua Espanhola Texto e Discurso (64 horas):

    Estudo dos processos e estratégias de textualização na construção do sentido do discurso e do texto em língua espanhola.

9º Semestre

  • Compreensão e Produção de Textos Acadêmicos em Espanhol (64 horas)


  • Ensino-Aprendizagem de Línguas Mediado por Tecnologias Digitais (64 horas):

    Conceito de mediação de aprendizagem por novas tecnologias dentro de diversas teorias de aquisição de segunda língua; Aplicação e avaliação de programa de software e de ferramentas multimídia para aprendizagem de segunda língua.

  • Estágio de Elaboração e Aplicação de Material Didático (96 horas):

    Avaliação, planejamento, elaboração e aplicação de materiais pedagógicos diversos e adequados ás necessidades e aos interesses dos aprendizes de inglês como língua estrangeira.

  • Estágio de Observação de Aulas de Espanhol (32 horas):

    Estágio de observação, análise e relato das práticas pedagógicas utilizadas no ensino das habilidades linguísticas e comunicativas da língua espanhola e/ou em escolas de nível Fundamental e Médio.

  • (Disciplina Opcional III) (32 horas)

10º Semestre

  • Língua Brasileira de Sinais (Libras) (64 horas):

    Aspectos históricos, lingüísticos e neurológicos da Língua Brasileira de Sinais e suas relações com a educação dos surdos. Cultura e identidades surdas. Uso do espaço. Alfabeto datilológico. Números. Classificadores. Verbos. Uso de expressões faciais gramaticais. Frases declarativas, afirmativas, negativas, interrogativas e exclamativas. Vocabulário da Libras em contextos diversos. Diálogos em LIBRAS.

  • Ensino das Habilidades Comunicativas da Língua Espanhola (96 horas):

    Prática didático-pedagógica com base em métodos e técnicas específicas utilizadas no ensino de língua estrangeira para o desenvolvimento das habilidades lingüísticas e comunicativas da língua espanhola.

  • Ensino da Língua Espanhola em Escolas de Nível Fundamental e Médio (96 horas):

    Prática didático-pedagógica com base nos PCN+ e nas Orientações Curriculares para o Ensino de Língua Espanhola em escolas de nível Fundamental e Médio.

Disciplinas Optativas

  • Práticas Orais em Língua Espanhola (64 horas)

  • Tópicos de Língua Espanhola I (64 horas)

  • Tópicos de Literatura em Língua Espanhola (32 horas)

Quem somos

A Universidade Federal do Ceará-UFC tem experiência de mais de 40 anos na oferta de cursos de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão.
Com excelente conceito junto à...   Leia mais

Parcerias