Notícias do curso Licenciatura em Física.

Calendário do curso Licenciatura em Física.

Ementas do curso Licenciatura em Física.
 

Pólos do curso Licenciatura em Física.

Informações Gerais do curso Licenciatura em Física.

Grade curricular do curso Licenciatura em Física.

 

Documentos e Formulários do Curso Licenciatura em Física

Ementas

1º Semestre

  • Educação a Distância (64 horas):

    Apresentação e Ambientação no Solar; Introdução em EAD; Autonomia em EAD; Tecnologia da Informação e Comunicação em EAD; A Educação Baseada na Web.

    Clique aqui.

  • Introdução à Matemática (96 horas):

    Conjuntos numéricos e operações: números naturais, números inteiros, números racionais e números reais. Funções e equações: funções de 1º e 2º graus e equações do 1º e 2º graus. Razão, proporção, regra de três, geometria analítica no plano: coordenadas no plano, distância entre dois pontos, equação da reta.

    Clique aqui.

  • Matemática I  (96 horas):

    Funções; Limite e continuidade. Funções trigonométricas, exponencial e logarítmica. Derivadas e suas aplicações.

    Clique aqui.

2º Semestre

  • Matemática II (96 horas):

    Primitivas. Aplicações da integral definida. Coordenadas polares. Métodos de integração.

    Clique aqui.

  • Física I (96 horas):

    Medições; Vetores; Movimento Retilíneo; Movimento em um Plano; Dinâmica da Partícula; Trabalho e Energia, Conservação da Energia e do Momento Linear; Colisões; Rotação; Conservação do Momentum Angular; Equilíbrio.

    Clique aqui.

  • Laboratório de Física I (64 horas):

    Paquímetro; Micrômetro; Movimento Retilíneo Uniforme; Movimento Retilíneo Uniformemente variado; 2a Lei de Newton; Colisões, Equilíbrio, Pêndulo Simples, Torque e Momento Angular, Pêndulo Físico.

    Clique aqui.

3º Semestre

  • Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem na Adolescência (64 horas):

    Concepções básicas sobre o desenvolvimento e aprendizagem do ser humano. Conceito e características da adolescência. Desenvolvimento sócio-afetivo e cognitivo. Crises na adolescência. Fatores psicológicos no processo ensino/aprendizagem: percepção, atenção, motivação, memória e inteligência. Distúrbios na aprendizagem. Avaliação da Aprendizagem.

    Clique aqui.

  • Informática Educativa (64 horas):

    A informatização da sociedade e o desafio da inclusão digital; Definição, campo, e métodos da Informática Educativa; tendências atuais da informática educativa; Diferentes usos do computador na educação: tipos de software educativo. A informática nas escolas de ensino fundamental e médio; Introdução ao uso do computador como ferramenta no ensino de áreas específicas de conhecimento. A informática educativa e sua interdisciplinaridade.

    Clique aqui.

  • Física II (96 horas):

    Gravitação; Fluidos, Oscilações. Ondas Transversais. Ondas Longitudinais. Temperatura. Calor e Primeira Lei da Termodinâmica. Teoria Cinética dos Gases. Entropia e Segunda Lei da Termodinâmica.

    Clique aqui.

  • Laboratório de Física II (64 horas):

    Movimento Harmônico Simples; Lei de Hooke e associação de molas; Princípios de Arquimedes e Densimetria; Velocidade do Som; Termometria; Dilatação Térmica; Condutividade Térmica; Calorimetria.

    Clique aqui.

4º Semestre

  • Matemática III (96 horas):

    Vetores; Equações de lugares geométricos; Matrizes, determinantes, sistemas de equações lineares, espaços vetoriais, transformações lineares.

    Clique aqui.

  • Física III (96 horas):

    Carga Elétrica; Lei de Coulomb; Campo Elétrico; Lei De Gauss; Potencial Elétrico; Energia Potencial Elétrica; Potencial de Cargas Puntiformes e Distribuições Contínuas de cargas; Superfícies Equipotenciais; Capacitores; Energia no capacitor; Associação de capacitores; Capacitores e Dielétricos, Corrente Elétrica; Densidade de Corrente; Resistência Elétrica, Resistividade e Condutividade; Lei de Ohm; Potência, Efeito Joule; Circuitos Elétricos de Corrente Contínua; Leis de Kirchhoff; Instrumentos de medição; Circuitos RC; Processos de Carga e Descarga de um Capacitor; Aplicações no Cotidiano.

    Clique aqui.

  • Laboratório de Física III (64 horas):

    Eletrostática, Ohmimetro, Voltímetro, Amperímetro, Potencial Elétrico e Capacitores; Lei de Ohm, Resistores Não-Ôhmicos, Leis de Kirchoff, Circuito RC, Força Magnética e Indução

    Clique aqui.

5º Semestre

  • Psicologia da Educação II (64 horas):

    Processo de desenvolvimento humano: aspecto psicomotor, cognitivo e sócio-afetivo. Processo de comunicação humana: determinantes habilidades e dificuldades. Relações professor – aluno e identidade profissional.

    Clique aqui.

  • Física IV (96 horas):

    Campo Magnético; Força Magnética; Lei de Ampère; Lei de Indução de Faraday; Indutância. Propriedades Magnéticas da Matéria. As Equações de Maxwell. Ondas Eletromagnéticas; Natureza e Propagação da Luz; Reflexão e Refração; Interferência;. Difração; Polarização.

    Clique aqui.

  • Laboratório de Física IV (64 horas)

    Clique aqui.

     

6º Semestre

  • Metodologia do Ensino em Física (64 horas):

    Objetivo da Educação. Currículo. Planejamento didático. Metodologia. Avaliação. Retrospectiva e prospectiva.

    Clique aqui.

  •  Matemática IV (96 horas):

    Vetores em Rn e equações paramétricas; Cálculo diferencial de funções reais de mais de uma variável;. Integração múltipla; Introdução ao cálculo de campos vetoriais.

    Clique aqui.

  • Didática I (64 horas):

    Educação e Didática na Realidade Contemporânea: O Professor, O Estudante e o Conhecimento; A Natureza do trabalho Docente; Concepções de Ensino; A Sala de Aula e seus Eventos; Planejamento e Gestão do Processo de Ensino-Aprendizagem.
    Clique aqui.

  • Aprendizagem mediada pelo computador (64 horas):

    O conceito de mediação dentro de diversas teorias da aprendizagem; Noções de software educativos e sua avaliação do ponto de vista da aprendizagem. Elaboração e aplicação de projetos educativos envolvendo software educativos no ensino de conteúdos diversos (Matemática, Ciências, Língua Portuguesa etc).

    Clique aqui.

7º Semestre

  • Instrumentação para o Ensino de Física I (64 horas):

    Seleção e avaliação de metodologias, estratégias e recursos adequados ao ensino, nas Escolas de Ensino Fundamental e Médio, dos conteúdos de Mecânica, Calor, Termodinâmica e Ondas.Identificação de conteúdos e objetivos, estabelecendo suas implicações na Educação Científica e desenvolvimento curricular. 
    Proposição e desenvolvimento de estratégias, materiais e instrumentos de avaliação. Análise dos livros didáticos adotados nas Escolas de Ensino Fundamental e Médio.

    Clique aqui.

  • Química Geral (96 horas):

    Parte teórica: Química: Uma ciência experimental; Estequiometria; A estrutura dos átomos; Classificação periódica dos elementos; Ligações químicas; Soluções; Cinética e equilíbrio químico; Ácidos e bases; Princípios de eletroquímica; 
    Parte prática: Medidas em química; Sistema e reações químicas; Estequiometria e rendimento; Propriedades periódicas; Preparação e padronização de soluções; Cinética e equilíbrio químico; Ácido-base; Processo de transferência de elétrons.

    Clique aqui.

  • Estrutura, Política e Gestão Educacional (64 horas):

    A Educação no contexto sócio, econômico, político, histórico e legal brasileiro; Conceito de Sistema e organização escolar – o Sistema Educacional Brasileiro; A legislação educacional; As políticas públicas para a educação; Gestão educacional; Financiamento da educação; Formação do profissional da educação; A estrutura e a política para a educação no Estado do Ceará.

    Clique aqui.

  • Prática de Leitura e Produção de Textos (64 horas):

    Reconhecimento das características dos diferentes gêneros. Reconhecimento do universo em que se insere cada gênero. Exploração dos elementos envolvidos na atuação de interlocução. Exploração de recursos expressivos e formais recorrentes em cada gênero em função dos diferentes suportes e espaços de circulação. Estruturação de textos em função do planejamento e da sistematização de experiências.

    Clique aqui.

8º Semestre

  • Tópicos de Física Moderna (96 horas):

    Relatividade Especial; Efeito Fotoelétrico; Efeito Compton; Raios X; Modelos Atômicos; Átomo de Bohr; Dualidade Onda-Partícula; Princípio de Incerteza; Tópicos de Mecânica Quântica; Física Nuclear.

    Clique aqui.

  • Prática de Ensino em Física I (208 horas):

    Estrutura operacional das práticas docentes de Ensino Fundamental nas séries terminais e Ensino Médio. Preparação e execução de projeto de ensino e aprendizagem inserido no contexto da escola.

    Clique aqui.

  • Introdução à Astronomia (64 horas):

    Astronomia na Antiguidade. Leis de Kepler. Teoria Newtoniana. Instrumentos Astronômicos. Astronomia Esférica. Medidas de dimensões, forma e distâncias dos astros. Movimentos da Terra e da Lua. Astronomia Solar. Astronomia Estelar. Astronomia Galáctica. Astronomia Extra-Galáctica. Cosmologia. Tópicos recentes em Astronomia; Desenvolvimento de material didático-pedagógico para ensino da Astronomia.

    Clique aqui.

9º Semestre

  • Instrumentação e Prática no Ensino da Física Moderna  (64 horas):

    Experiências didáticas de Física Moderna. Simulações computacionais de sistemas físicos, práticas de laboratório, experiências de relevância histórica, problemas interativos, problemas-jogo, etc. Avaliação de textos e softwares de Física Moderna no Ensino Médio.

    Clique aqui.

  • Trabalho de Conclusão de Curso I (96 horas):

    Desenvolvimento, pelo aluno, de trabalho de graduação, vinculado à área de ensino de Física, sob orientação de um docente vinculado ao projeto, a ser concluído em Trabalho de Conclusão de Curso II.

    Clique aqui.

  • Prática de Ensino em Física II (208 horas):

    Estudo dos conteúdos de Física com abordagem interdisciplinar. Vivência de práticas educativas: Gestão de classe na escola (Estágio). Organização e produção de materiais didáticos.

    Clique aqui.

  • Língua Brasileira de Sinais (Libras)  (64 horas):

    Aspectos históricos, lingüísticos e neurológicos da Língua Brasileira de Sinais e suas relações com a educação dos surdos. Cultura e identidades surdas. Uso do espaço. Alfabeto datilológico. Números. Classificadores. Verbos. Uso de expressões faciais gramaticais. Frases declarativas, afirmativas, negativas, interrogativas e exclamativas. Vocabulário da Libras em contextos diversos. Diálogos em LIBRAS.

    Clique aqui.

10º Semestre

  • História da Física (64 horas):

    A origem da Física. O nascimento da Física como ciência, Física Clássica; Física moderna, a Física na expansão industrial no século XX. O Desenvolvimento da Física no estado do Ceará.

    Clique aqui.

  • Trabalho de Conclusão de Curso II (96 horas):

    Desenvolvimento e conclusão, com apresentação de monografia, acompanhada de um seminário expositivo à classe, de atividades de pesquisa iniciadas pelo aluno em Trabalho de Conclusão de Curso I.

    Clique aqui.

  • Organização do Trabalho Escolar no Ensino da Física (64 horas)

    Clique aqui.

Disciplinas Optativas

  • Matemática V (96 horas):


  • Estudos Sócio-históricos e Culturais da Educação (64 horas):

    Conceitos fundamentais à Sociologia, História e Antropologia para a compreensão da relação entre Educação e Sociedade. A interdisciplinaridade do pensamento pedagógico. Multiculturalismo e políticas educacionais de ação afirmativa.

  • Avaliação Educacional (64 horas):

    Conceitos de avaliação. Estudos sobre os sistemas de avaliação educacional –SAEB, ENEM, SINAES. Avaliação em sala de aula. Avaliação formativa e avaliação diagnóstica. Problemas e perspectivas na avaliação de aprendizagem. Construção de instrumentos de avaliação. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. Uma escala alternativa de Avaliação.

  • Introdução à Estatística (64 horas):

    Técnicas de amostragem. Estatística descritiva: mensuração e medidas de sumarização (tendência central e dispersão). Estimação de parâmetros: intervalo de confiança para média e proporções. Utilização de planilha de cálculo. O tratamento da informação. Desenvolver, aplicar e avaliar projetos, envolvendo os procedimentos de coleta, organização análise e comunicação de dados. Prática de Ensino.

  • Educação Especial (64 horas):

    Educação especial no contexto da sociedade e da escola pública brasileiras. Políticas e desafios atuais. Características do aluno com deficiência sensorial, mental, motora e/ou outras dificuldades no desenvolvimento. Singularidades dos processos de desenvolvimento e de aprendizagem e suas implicações educacionais.

  • Introdução à Filosofia (64 horas):

    Quadro geral da gênese, da história e da formação do pensamento filosófico, evidenciando as múltiplas possibilidades de inter-relação entre política, ética e teoria do conhecimento. Principais representantes das filosofias clássica, medieval, moderna e contemporânea, com especial destaque para a Filosofia da Linguagem.

  • Introdução à Metodologia Científica (64 horas):

    A produção científica na universidade. O uso da biblioteca na exploração de documentação bibliográfica. Diretrizes para a interpretação de textos. Noções sobre método e conhecimento. Exercício teórico-prático de acesso a fontes de informação e de elaboração de relatório: a pesquisa bibliográfica e de campo.

  • Língua Portuguesa (64 horas):

    Importância e finalidades do uso correto da Língua Portuguesa na vida cotidiana e profissional. Conceitos lingüísticos: Língua falada e língua escrita, níveis de linguagem. Estruturação de períodos e de parágrafos. Estudo sistemático de ortografia, acentuação, pontuação, verbos, concordância, regência e colocação. Produção de textos. Estruturação de textos técnicos. Utilização dos mecanismos discursivos e lingüísticos de coerência e coesão textuais.

Quem somos

A Universidade Federal do Ceará-UFC tem experiência de mais de 40 anos na oferta de cursos de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão.
Com excelente conceito junto à...   Leia mais

Parcerias