Notícias do curso Licenciatura letras Inglês.

Calendário do curso Licenciatura letras Inglês.

Ementas do curso Licenciatura letras Inglês.
 

 

Informações Gerais do curso Licenciatura letras Inglês.


Grade curricular do curso Licenciatura letras Inglês.

 

Documentos e Formulários do Curso Licenciatura Letras Inglês

Ementas

1º Semestre

  • Educação a Distância (64 horas):

    Apresentação e Ambientação no Solar; Introdução em EAD; Autonomia em EAD; Tecnologia da Informação e Comunicação em EAD; A Educação Baseada na Web.

  • Língua Inglesa I – A: Compreensão e Produção Oral (64 horas):

    Introdução às situações prático-discursivas da língua inglesa mediante o uso de estruturas léxico-gramaticais de nível inicial para o desenvolvimento das habilidades comunicativas de ouvir e falar, sensibilizando o aluno para os aspectos sócio-culturais e interculturais das comunidades falantes desta língua.

  • Língua Inglesa I – B: Compreensão e Produção Escrita (64 horas):

    Introdução às situações prático-discursivas da língua inglesa mediante o uso de estruturas léxico-gramaticais de nível inicial para o desenvolvimento das habilidades comunicativas de ler e escrever, sensibilizando o aluno para os aspectos sócio-culturais e interculturais das comunidades falantes desta língua.

  • Teorias de Língua e de Segunda Língua (64 horas):

    Estudo dos conceitos básicos de língua e segunda língua, tendo em vista a história das idéias lingüísticas, tendências atuais, métodos e procedimentos de análise.

2º Semestre

  • Língua Inglesa II - A: Compreensão e Produção Oral (64 horas):

    Estudo das situações prático-discursivas da língua inglesa mediante o uso de estruturas léxico-gramaticais de nível pré intermediário para o desenvolvimento das habilidades comunicativas de ouvir e falar, sensibilizando o aluno para os aspectos sócio-culturais e interculturais das comunidades falantes desta língua.

  • Língua Inglesa II - B: Compreensão e Produção Escrita (64 horas):

    Estudo das situações prático-discursivas da língua inglesa mediante o uso de estruturas léxico-gramaticais de nível pré intermediário para o desenvolvimento das habilidades comunicativas de ler e escrever, sensibilizando o aluno para os aspectos sócio-culturais e interculturais das comunidades falantes desta língua.

  • Fundamentos da Literatura em Língua Inglesa (64 horas):

    Estudo dos fundamentos teóricos dos estudos literários. Apresentação de aspectos essenciais da teoria, análise e crítica dos gêneros, com o objetivo de criar um repertório teórico na língua meta e aprender métodos e técnicas para a leitura, análise e interpretação do texto literário.

  • Fundamentos da Linguística Aplicada (64 horas):

    Estudo do objeto e conceitos básicos da linguística aplicada, tendo em vista a história das idéias linguísticas, tendências atuais, métodos e procedimentos de análise.

3º Semestre

  • Língua Inglesa III - A: Compreensão e Produção Oral (64 horas):

    Estudo das situações prático-discursivas da língua inglesa, mediante estruturas léxico-gramaticais de nível intermediário para o desenvolvimento das habilidades comunicativas de ouvir e falar, sensibilizando o aluno para os aspectos sócio-culturais e interculturais das comunidades falantes desta língua.

  • Língua Inglesa III - B: Compreensão e Produção Escrita (64 horas):

    Estudo das situações prático-discursivas da língua inglesa, mediante estruturas léxico-gramaticais de nível intermediário para o desenvolvimento das habilidades comunicativas de ler e escrever, sensibilizando o aluno para os aspectos sócio-culturais e interculturais das comunidades falantes desta língua.

  • Panorama Histórico - Social da Literatura em Língua Inglesa (64 horas):

    Abordagem do panorama da literatura em língua inglesa, em que se acentuam os processos históricos e sua relação com as características estéticas, ideológicas e temáticas de suas obras.

  • Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem na Adolescência (64 horas):

    Concepções básicas sobre o desenvolvimento e aprendizagem do ser humano. Conceito e características da adolescência. Desenvolvimento sócio-afetivo e cognitivo. Crises na adolescência. Fatores psicológicos no processo ensino/aprendizagem: percepção, atenção, motivação, memória e inteligência. Distúrbios na aprendizagem. Avaliação da Aprendizagem.

4º Semestre

  • Língua Inglesa IV - A: Compreensão e Produção Oral (64 horas):

    Estudo de situações prático-discursivas da língua inglesa, mediante estruturas léxico-gramaticais de nível intermediário-avançado para o desenvolvimento das habilidades comunicativas de ouvir e falar, com ênfase nos aspectos sócio-culturais e interculturais das comunidades falantes desta língua.

  • Língua Inglesa IV - B: Compreensão e Produção Escrita (64 horas):

    Estudo de situações prático-discursivas da língua inglesa, mediante estruturas léxico-gramaticais de nível intermediário-avançado para o desenvolvimento das habilidades comunicativas de ler e falar, com ênfase nos aspectos sócio-culturais e interculturais das comunidades falantes desta língua e ampliação da investigação de diferentes gêneros textuais.

  • Morfossintaxe da Língua Inglesa I (64 horas):

    Estudo da gramática e do enunciado, com foco na estrutura dos sintagmas nominais e verbais da língua inglesa.

  • Fonologia Segmental da Língua Inglesa (64 horas):

    Estudo e prática dos fonemas vocálicos e consonantais e dos processos fonológicos da língua inglesa padrão, com atenção também aos aspectos regionais e dialetais característicos dos seus diferentes elementos linguístico-culturais.

5º Semestre

  • Língua Inglesa V - A: Compreensão e Produção Oral  (64 horas):

    Estudo de situações prático-discursivas da língua inglesa, mediante estruturas léxico-gramaticais de nível avançado para o desenvolvimento das habilidades comunicativas de ouvir e falar, com ênfase nos aspectos sócio-culturais e interculturais das comunidades falantes desta língua.

  • Língua Inglesa V - B: Compreensão e Produção Escrita (64 horas):

    Estudo de situações prático-discursivas da língua inglesa, mediante estruturas léxico-gramaticais de nível avançado para o desenvolvimento das habilidades comunicativas de ler e falar, com ênfase nos aspectos sócio-culturais e interculturais das comunidades falantes desta língua e ampliação da investigação de diferentes gêneros textuais.

  • Literatura em Língua Inglesa I (64 horas):

    A prosa na literatura inglesa: conto, romance e não-ficção dos séculos XVIII ao século XX.

  • Estrutura, Política e Gestão Educacional (64 horas):

    A Educação no contexto sócio, econômico, político, histórico e legal brasileiro; Conceito de Sistema e organização escolar – o Sistema Educacional Brasileiro; A legislação educacional; As políticas públicas para a educação; Gestão educacional; Financiamento da educação; Formação do profissional da educação; A estrutura e a política para a educação no Estado do Ceará.

6º Semestre

  • Fonologia Suprasegmental da Língua Inglesa I (64 horas):

    Estudo e prática da tonicidade e dos padrões de entoação (sintáticos e pragmáticos) da língua inglesa, com atenção também aos aspectos regionais e dialetais característicos dos seus diferentes elementos linguístico-culturais.

  • Morfossintaxe da Língua em Língua Inglesa II (64 horas):

    Estudo da gramática e do enunciado, com foco na estrutura das orações e nos processos de coordenação e subordinação.

  • Literatura Inglesa II (64 horas):

    Visão panorâmica da literatura britânica, com referência a autores pertencentes à Commonwealth (especialmente irlandeses).

  • Estudos Sócio-históricos e Culturais da Educação (64 horas):

    Conceitos fundamentais à Sociologia, História e Antropologia para a compreensão da relação entre Educação e Sociedade. A interdisciplinaridade do pensamento pedagógico. Multiculturalismo e políticas educacionais de ação afirmativa.

7º Semestre

  • Teorias e Princípios da Aquisição de Segunda Língua (64 horas):

    Estudo das teorias e princípios de aquisição e de desenvolvimento de segunda língua. Explicitação e discussão de vários modelos teóricos recentes de processos de aquisição e aprendizagem de segunda língua. Distinção entre aquisição e aprendizagem e repercussões no ensino. Análise do conceito e das fases de interlíngua.

  • Literatura em Língua Inglesa III (64 horas):

    Análise dos elementos constitutivos da linguagem poética através do estudo de obras de autores relevantes de língua inglesa. Investigação literária de textos representativos dos estilos de época, da Idade Média ao Modernismo e à Contemporaneidade. Visão panorâmica das múltiplas possibilidades da linguagem poética e das diferentes maneiras de interpretar suas manifestações. Estudo do discurso poético e suas condições sócio-históricas de produção e recepção.

  • Didática I (64 horas):

    Educação e Didática na Realidade Contemporânea: O Professor, O Estudante e o Conhecimento; A Natureza do trabalho Docente; Concepções de Ensino; A Sala de Aula e seus Eventos; Planejamento e Gestão do Processo de Ensino-Aprendizagem.

8º Semestre

  • Estágio I: Teoria e Prática do Ensino-Aprendizagem da Língua Espanhola (96 horas):

    Práticas reflexivas sobre as atuais abordagens de ensino e os princípios norteadores dos procedimentos metodológicos para o ensino e aprendizagem das habilidades linguísticas e comunicativas da língua inglesa e dos sistemas da língua inglesa.

  • Língua Inglesa: texto e discurso (64 horas):

    Estudo dos processos e estratégicas de textualização na construção do sentido do discurso e do texto em língua inglesa.

  • Literatura em Língua Inglesa IV (64 horas):

    Abordagem de temas específicos relacionados à literatura de língua inglesa. Exposição sistemática de pesquisas acadêmicas relevantes para essa literatura. Aplicação teórica e pratica de investigação literária. Análise de obras representaivas da literatura em língua inglesa, considerando os temas em foco na disciplina.

  • (Disciplina Opcional II) (64 horas)

9º Semestre

  • Compreensão e Produção de Textos Acadêmicos em Inglês (64 horas):

    Estudo dos vários aspectos teóricos relacionados à compreensão e produção de textos acadêmicos em língua inglesa. Leitura e produção de diversos textos acadêmicos.

  • Ensino-Aprendizagem dA Língua inglesa por Tecnologias Digitais (64 horas):

    Conceito de mediação de aprendizagem por novas tecnologias dentro de diversas teorias de aquisição de segunda língua; Aplicação e avaliação de programa de software e de ferramentas multimídia para aprendizagem de segunda língua.

  • Estágio de Elaboração e Aplicação de Material Didático (96 horas):

    Avaliação, planejamento, elaboração e aplicação de materiais pedagógicos diversos e adequados ás necessidades e aos interesses dos aprendizes de inglês como língua estrangeira.

  • Estágio de Observação de Aulas de Inglês (32 horas):

    Estágio de observação, análise e relato das práticas pedagógicas utilizadas no ensino das habilidades linguísticas e comunicativas da língua inglesa e/ou em escolas de nível Fundamental e Médio.

10º Semestre

  • Língua Brasileira de Sinais (Libras) (64 horas):

    Aspectos históricos, linguísticos e neurológicos da Língua Brasileira de Sinais e suas relações com a educação dos surdos. Cultura e identidades surdas. Uso do espaço. Alfabeto datilológico. Números. Classificadores. Verbos. Uso de expressões faciais gramaticais. Frases declarativas, afirmativas, negativas, interrogativas e exclamativas. Vocabulário da Libras em contextos diversos. Diálogos em LIBRAS.

  • Estágio II: Ensino das habilidades comunicativas da Língua Inglesa (96 horas):

    Prática didático-pedagógico com base em métodos e técnicas específicas utilizadas no ensino de língua estrangeira para o desenvolvimento das habilidades linguísticas e comunicativas da língua inglesa.

  • Estágio III: Ensino da Língua Inglesa em escolas de nível fundamental e médio (96 horas):

    Prática didática-pedagógica com base nos PCN+ e nas Orientações Curriculares para o ensino de língua inglesa em escolas de nivel fundamental e médio.

Disciplinas Optativas

  • Gêneros Textuais em Língua Inglesa (32 horas):

    Tratamento de questões teórico-metodológicas relativas ao ensino de gêneros textuais em língua inglesa.

  • Tópicos Avançados da Gramática da Língua Inglesa (64 horas):

    Estudos dos aspectos gramaticais complexos da língua inglesa

  • Tópicos de Língua Inglesa I: Práticas Orais (64 horas):

    Estudo de situações de prática oral tendo como foco desenvolvimento da fluência, acurácia e complexidade da fala.

    ENSINO DA HABILIDADE DE LEITURA INSTRUMENTAL EM LÍNGUA INGLESA (64 horas):

    Práticas reflexivas sobre as teorias cognitivas e linguísticas do desenvolvimento da habilidade de leitura em língua estrangeira, que permeiam a abordagem de ensino de inglês instrumental e estabelecem os princípios norteadores dos procedimentos metodológicos para o ensino da habilidade de leitura instrumental em língua inglesa.

Atividade Complementar

Atividade Complementar (200 horas)

Quem somos

A Universidade Federal do Ceará-UFC tem experiência de mais de 40 anos na oferta de cursos de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão.
Com excelente conceito junto à...   Leia mais

Parcerias