Normas Gerais

 

1. APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS

Caso o aluno tenha realizado outros cursos de graduação ou similares e queira aproveitar as disciplinas concluídas em outros cursos da UFC ou em outras instituições de ensino é preciso dar entrada em um processo de aproveitamento de disciplinas/estudos, de preferência, já quando ingressar no curso. 

A solicitação pode ser requerida durante o semestre letivo no polo de ensino presencial. É recomendável que o aluno junte a documentação de todas as disciplinas que julgue equivalência para registro de apenas um único processo, observando os documentos obrigatórios mencionados abaixo:

  • Formulário de requerimento de aproveitamento de disciplinas (arquivo);
  • Histórico(s) da(s) Instituição(ões) de Ensino em que cursou as disciplinas que deseja aproveitar (contendo nota e frequência);
  • Ementa (programa) das disciplinas da Instituição onde as cursou.

Obs: O histórico e as ementas (programas) devem ser imprescindivelmente assinados e carimbados pela instituição emissora. Os documentos fora desse padrão não serão recebidos e, consequentemente, nenhum processo será aberto.

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2. ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Constituem um conjunto de estratégias pedagógico-didático que permitem, no âmbito do currículo de graduação, a articulação entre teoria e prática e a complementação dos saberes e habilidades a serem desenvolvidas durante o período de formação do estudante.

São consideradas atividades complementares aquelas realizadas de forma extracurricular e devidamente registradas nas áreas de:

I – docência;
II – pesquisa;
III – extensão;
IV – artístico-culturais e esportivas;
V – participação e/ou organização de eventos;
VI – experiências ligadas à formação profissional e/ou correlatas;
VII – produção técnica e/ou científica;
VIII – vivências de gestão;
IX – outras atividades normatizadas por cada coordenação de curso

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 Tudo o que você precisa saber sobre: Atividades Complementares

3. DESISTÊNCIA DE VAGA

Alunos aprovados e matriculados nos cursos de graduação a distância da UFC que, no entanto, querem desistir oficialmente de sua vaga, devem preencher e entregar no polo de apoio presencial o termo de desistência de vaga.

Lembrando que ao assinar o termo o estudante só poderá retornar a UFC mediante aprovação em novo teste de seleção para novos alunos. Os estudantes EAD da UFC que queiram ocupar outra vaga em instituição pública de ensino superior precisam assinar termo de desistência de vaga. 


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4. DIPLOMA

Todos os diplomas dos cursos de graduação da UFC, seja na modalidade presencial ou a distância, não têm diferenciações e são emitidos pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD).


Para solicitá-los, os alunos aptos a colarem grau devem entregar o formulário de solicitação acompanhado dos seguintes documentos, no polo de apoio presencial, em período determinado pela Secretaria Acadêmica:

  • Formulário de solicitação de diploma (arquivo)
  • Cópia RG;
  • Certidão de quitação eleitoral;
  • Cópia da reservista (para homens);
  • Nada consta expedido por uma das bibliotecas da UFC (Não se enquadra nessa exigência documento fornecido pela biblioteca do polo de apoio presencial).

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5. EAD NA UFC

Ao entrar na educação a distância, o estudante precisa ter ciência que a maior parte dos seus estudos será realizada de forma on-line e por isso dificilmente será cobrado por atividades, participação e assiduidade como pode vir a acontecer no ensino presencial.

No entanto, qualquer pessoa, que tenha concluído o ensino médio, pode ser aluno EaD. Porém é importante entender que para conseguir acompanhar um curso de educação a distância é preciso ter força de vontade, organização, responsabilidade, autonomia, determinação, automotivação e foco.


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 Tudo o que você precisa saber sobre: Ensino a Distância na UFC

6. ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

Para a realização do estágio supervisionado curricular é preciso que seja formalizado um convênio entre a Instituição de Ensino Superior (UFC) com a conveniada. O estágio em escolas estaduais já é garantido aos alunos da UFC, pois há um termo de convênio celebrado entre a Instituição e o Governo do Estado do Ceará.  

Para o estágio em empresas privadas ou prefeituras não conveniadas, é necessário a realização de Termo de Convênio de Concessão de Estágio anteriormente a prática das atividades curriculares para formalização da conveniada (ver termo em arquivos).

É obrigação do aluno em estágio curricular a entrega do Termo de Compromisso de celebração direta de responsabilidade do estudante com a escola/ empresa/ prefeitura conveniada.

Abaixo, documentos de orientações (arquivos) podem ser consultados para mais informações. Ao iniciar as disciplinas de estágio, o aluno receberá mais informações sobre os procedimentos. 

Arquivos:

Página Agência de Estágios UFC:

 

7. IRA

O Índice de Rendimento Acadêmico do aluno, ou seja, o IRA é a média do estudante no curso. Nesse simples número está contido todo o desempenho do aluno. O IRA pode ser um ponto diferencial para seleções de concursos internos e externos, assim como fator decisivo na seleção de bolsas de estágio e bolsas de estudo. Para calcular o IRA, usa-se a fórmula:

 


Arquivo: 

8. LEI DE OCUPAÇÃO DE UMA VAGA PÚBLICA POR ALUNO

A lei 12.089, de 2008, em vigor, proíbe que uma mesma pessoa ocupe 2 (duas) vagas simultâneas em instituições públicas de ensino superior. Por isso, caso o estudante seja aprovado para um dos cursos de educação a distância da UFC e em outra instituição pública de ensino superior ou em outros cursos presenciais na própria UFC, o aluno deve optar por um dos cursos, em um prazo de 5 dias úteis, ou correrá o risco de ter a matricula cancelada em uma das instituições e a nulidade dos créditos já realizados no curso cancelado.

Arquivo:

9. MATRÍCULA BLOQUEADA

O estudante de graduação que contrair 2 (duas) reprovações por frequência na mesma disciplina ou atingir um total de 4 (quatro) reprovações por frequência em disciplinas do curso terá sua matrícula do semestre subsequente bloqueada.

Para desbloqueá-la, no período de matrícula, o aluno deve procurar o polo de apoio presencial e solicitar a assinatura do Termo de Ciência. Assim, o estudante terá a matrícula desbloqueada para prosseguir com a escolha de disciplinas, mas compromete-se a não mais contrair reprovação por falta. Caso volte a reprovar por falta poderá ter a matrícula cancelada definitivamente com a instituição. 


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10. MATRÍCULA CANCELADA

O estudante de graduação pode ter a matrícula cancelada por diversos fatores. Um deles é o abandono do curso sem realização de trancamento total ou matrícula institucional. A UFC permite que o aluno interrompa o curso por diversas maneiras, até o limite máximo de 4 (quatro) semestres, consecutivos ou não. No entanto, esta interrupção precisa ser solicitada, aceita e registrada para evitar o cancelamento de matrícula (consulte informações sobre trancamento total, trancamento parcial e matrícula institucional).

Entre outros motivos da matrícula ser cancelada estão: reprovação por falta em mais de quatro disciplinas e reprovação por falta após o aluno ter assinado Termo de Ciência para liberação de matrícula bloqueada. No entanto, todos os estudantes, em qualquer caso de matrícula cancelada, têm o direito de solicitar reabertura de matrícula. Os casos serão avaliados pela Pró-Reitoria de Graduação da UFC (Prograd). 

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11. MATRÍCULA INSTITUCIONAL

Realizada durante o período de matrícula (apenas) no polo de apoio presencial, possibilita o aluno manter a matrícula ativa, mas sem cursar disciplinas. A matrícula institucional é recomendada para o aluno impossibilitado de cursar o semestre e que não atende aos requisitos para o trancamento total de matrícula.

Para esta solicitação, o aluno precisa ter cursado as disciplinas obrigatórias dos dois primeiros semestres do curso em que está matriculado. Esse tipo de matrícula (como o trancamento total) poderá ser renovado a cada período letivo até o limite máximo de 4 (quatro) semestres, seguidos ou não, sendo esse período computado para a integralização curricular.

Arquivos:

 Tudo que você precisa saber sobre: Matricula Institucional

12. MATRÍCULA ON-LINE

A partir do segundo semestre, o aluno de educação a distância da UFC Virtual precisa realizar sua matrícula no Módulo Acadêmico. É o próprio aluno quem escolhe as disciplinas a cursar e o polo de apoio.

O período de matrícula acontece uma vez a cada semestre antes do início das aulas. Logo depois acontece o período de ajustes, momento que o aluno pode excluir ou incluídas disciplinas que desejar.

A matrícula só será realizada quando o aluno salva as suas opções no sistema. A matrícula deve ser realizada todo semestre! Estudantes que perderem o período de matrícula ou ajuste terão a matrícula bloqueada e correm o risco de, futuramente, perderem o vínculo com a UFC. 


Arquivos: 

 Como realizar a matrícula no Módulo Acadêmico

13. REABERTURA DE MATRÍCULA

Alguns casos de matrículas canceladas ainda permitem uma chance de retorno do aluno à UFC. Essa chance ocorre por meio da Reabertura de Matrícula. Para solicitá-la, o aluno deve entregar o requerimento no polo de ensino no período estipulado no calendário acadêmico semestralmente.

Junto ao requerimento, o aluno deverá anexar uma exposição de motivos e seu histórico acadêmico. A solicitação será analisada na Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Caso o aluno tenha o pedido deferido, a coordenação de seu respectivo curso irá elaborar um plano de estudos que, junto com o Termo de Ciência, deve ser assinado pelo aluno.

Somente após esse procedimento a matrícula é reaberta e o aluno passa a ter acesso, dentro do período definido pela Secretaria Acadêmica, à efetivação de sua matrícula. Ao assinar o Termo de Ciência o aluno compromete-se a não reprovar mais por falta assumindo o risco de ter matrícula cancelada definitivamente.


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14. SEGUNDA CHAMADA DE AVALIAÇÕES

De acordo com o Regimento Geral da UFC, art. 110 § 3º: "Será assegurada ao aluno a segunda chamada das provas, desde que solicitada, por escrito, até 03 (três) dias úteis decorridos após a realização da prova em primeira chamada".

Todavia, a concessão da 2ª chamada só é realizada nas seguintes hipóteses:

  • Em caso de doença em pessoa ou em pessoa da família / parentes (até 2º grau) ou óbito em parente próximo, até 2º grau.
  • Exercício de atividade profissional em dia e horário da aplicação da prova em 1ª chamada.
  • Exercício de obrigações civis/militares em data e horário da aplicação da prova.
  • Qualquer ocorrência comprobatória de força maior que impeça o comparecimento à prova.

Em todos os casos, o(a) aluno(a) deve preencher o requerimento padrão (vide arquivo abaixo), em até 3 (três) dias úteis contados da aplicação da mesma em 1ª chamada e encaminhar para o Coordenador da disciplina/Prof. titular.

ATENÇÃO - O(A) ALUNO(A) QUE FOR REPROVADO POR FREQUÊNCIA (conceito F), NÃO TERÁ DIREITO A REALIZAR A PROVA DE SEGUNDA CHAMADA.


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15. SOLAR

A UFC desenvolveu o seu próprio Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): o Solar. Nele o aluno tem acesso ao conteúdo programático, assiste às aulas, realiza atividades de classe e tarefas de casa, faz trabalhos de pesquisa e ainda interage com os outros colegas de sala. Ou seja, o AVA é equivalente a sala de aula do aluno virtual. 

Arquivos:

Mais vídeos no canal Solar2ufc.

16. TRANCAMENTO PARCIAL DE MATRÍCULA

Esse tipo de trancamento permite ao aluno interromper disciplinas em curso, desde que respeite o limite mínimo de créditos no semestre corrente a serem cursados. A solicitação deve ser feita no polo de ensino presencial em período determinado no calendário acadêmico.

No entanto, é importante observar que o aluno só pode solicitar Trancamento Parcial de uma determinada disciplina apenas uma vez. Para trancar uma disciplina que já tenha sido trancada anteriormente, o aluno só poderá requerer no caso de doença devidamente comprovada pelo Serviço Médico da Universidade. (Regimento Geral da UFC, Art. 101(b))

Arquivo:

 Tudo que você precisa saber sobre: Trancamento de Matrícula

17. TRANCAMENTO TOTAL DE MATRÍCULA

Esse tipo de trancamento permite manter o vínculo ativo com a instituição, mas sem cursar disciplinas. O Trancamento Total de matrícula pode ser realizado durante todo o semestre letivo (considerar datas limites no calendário acadêmico dos cursos EAD), no polo de ensino presencial, desde que o aluno comprove uma das situações abaixo citadas:

  • Doença atestada pelo Serviço Médico da UFC;
  • Mudança de domicílio para outra cidade;
  • Exercício de emprego, atestado pelo empregador, quando houver concomitância de horários;
  • Obrigação de natureza militar.

O aluno pode solicitar Trancamento Total antes de realizar a matrícula ou após início do semestre. Esse trancamento (como a matrícula institucional) poderá ser renovado a cada período letivo até o limite máximo de 4 (quatro) semestres, seguidos ou não. No entanto, esse período não conta tempo para efeito de jubilação.

Arquivos:

 Tudo que você precisa saber sobre: Trancamento de Matrícula

18. TRANSFERÊNCIA DE POLO

Para solicitar mudança de polo do qual se encontra matriculado, o aluno deve preencher o formulário do pedido de Transferência de Polo e anexar a documentação comprobatória que justifique a solicitação.

Toda a documentação deve ser encaminhada ao polo de apoio presencial ou à Secretaria Acadêmica em período definido em calendário acadêmico semestralmente. Após a análise da solicitação pela coordenação do curso, que dependerá também da existência de vaga, o aluno terá seu pedido deferido ou não. 

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19. UAB

A Universidade Aberta do Brasil é um sistema que integra várias instituições públicas de ensino no país com o objetivo de levar a educação superior pública e de qualidade aos mais variados municípios do interior com dificuldade de acesso à formação universitária.

O sistema UAB foi instituído pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, para o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País. Fomenta a modalidade de educação a distância nas instituições públicas de ensino superior, bem como apoia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação. Além disso, incentiva a colaboração entre a União e os entes federativos e estimula a criação de centros de formação permanentes por meio dos polos de apoio presencial em localidades estratégicas.

Arquivos:

 Tudo o que você precisa saber sobre: Universidade Aberta do Brasil

Lista de Hotéis e Pousadas para uso dos Tutores

Seguem em arquivo de PDF nomes, endereços e telefones de hotéis e pousadas existentes nos municípios onde se encontram os pólos. Esperamos que essas informações sejam proveitosas aos tutores que se deslocarão para ministrar as aulas.

Arquivos: 
   - relacaodepousadasehoteisparaostutores.pdf

Manual dos(as) Coordenadores(as) de Pólo

Prezados(as) Coordenadores(as) de Pólo, 

Com o propósito de orientá-los na melhor utilização da funcionalidade do Módulo Acadêmico para o Perfil de Coordenação de Pólo, a equipe técnica responsável pela manutenção desse sistema, da Secretaria de Tecnologia da Informação da UFC, elaborou o Manual do Usuário: Coordenação de Pólo, que apresenta sucintamente procedimentos que podem orientar a utilização desse perfil pelo(a) coordenador(a) do pólo. 

Em anexo, o Manual do Usuário: Coordenação de Pólo. 

Solicitamos que o leiam atentamente. 

Atenciosamente, 

Secretaria Acadêmica 
Cursos de Graduação Semipresenciais UAB/UFC

Arquivos: 
  Manual da Coordenação de Pólo - manualcoordenadorespolo1.pdf

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO EM EAD

O ofício circular nº001/2009 discorre sobre a metodologia de avaliação de aprendizagem dos cursos de graduação a distância, ou seja, explica as considerações sobre avaliações virtuais, avaliações presenciais e avaliações finais.

O método de avaliação tem como base os projetos pedagógicos dos cursos a distância, os arts. 109 a 117 do Regimento Geral da UFC e o Decreto n.º 5.622, de 19 de dezembro de 2005 (Revogada pelo Decreto nº 9.057, de 2017). 

Arquivos: 

Novo roteiro para prestação de contas

Senhores professores conteudistas e tutores de disciplina, 


Destacamos que, a partir do dia 05.10.2010 a prestação de contas passa a ser efetuada na FCPC - Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, à Av. da Universidade, 2995, Benfica. Telefone para contato: 3521.3444, cinco dias uteis após a data do encontro. 

O atendimento para prestação de contas da UAB/UFC é realizado nas terças, quartas e quintas-feiras, das 8h às 18h, sem intervalo. 

Abaixo um novo roteiro referente aos procedimentos que devem ser adotados por todos os professores tutores de disciplina e conteudistas, no que tange à prestação de conta dos encontros presenciais dos cursos semi-presenciais de graduação. 

Na certeza de contar com todos, 

Atenciosamente, 

Instituto UFC Virtual

Arquivos: 
   - roteiroprestacaodecontas.pdf

Portaria MEC 403/2009

Em atenção, aos coordenadores e tutores. 

A Portaria 403/2009 dispõe sobre a solicitação, autorização, concessão e prestação de contas de diárias, passagens e hospedagens no âmbito do Ministério da Educação, e dá outras providências. 

Esta Portaria, disponível abaixo, deve ser conhecida pelos coordenadores e tutores que gozam do benefício de diárias e passagens. 

Ressaltamos o Capítulo IV, art. 13, da Portaria 403/2009, que expõe que o beneficiado tem o prazo máximo de cinco dias após seu retorno para realizar a prestação de contas. 

Secretaria Acadêmica dos Cursos de Graduação Semi-Presenciais UAB/UFC

Arquivos: 
   - portariamec4032009.pdf

Relatório de Viagem

Prezado(a), 

Em anexo o Relatório de Viagem, formulário necessário para a prestação de contas, na Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura - FCPC, dos encontros presenciais. 

Atenciosamente, 

Secretaria Acadêmica 
Cursos de Graduação Semipresenciais UFC/UAB

Arquivos: 

 Relatório de Viagens - relatoriodeviagemparaprestacaodecontasgeral.pdf

RESOLUÇÃO/ FNDE/CD/ Nº 044, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2006.

Estabelece orientações e diretrizes para a 
concessão de bolsas de estudo e de pesquisa a 
participantes dos cursos e programas de formação 
superior, no âmbito do Sistema Universidade 
Aberta do Brasil.

Arquivos: 
  Resolução FNDE nº44 - resolucaofnden44.pdf

TUTORIAL DO MÓDULO ACADÊMICO

Prezados Alunos, 

Estamos disponibilizando um tutorial com todas as informações necessárias para uma boa utilização do sistema acadêmico da Universidade. 
Sugerimos que todos os alunos leiam o tutorial até o fim, pois nele contém informações sobre o processo de matrícula,visualização e impressão de histórico e problemas de acesso (login e senha). 

Atenciosamente, 
Secretaria Academica dos Cursos Semipresenciais 
UAB/UFC

Arquivos: 
   - tutoriamoduloacademico.pdf
 

Quem somos

A Universidade Federal do Ceará-UFC tem experiência de mais de 40 anos na oferta de cursos de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão.
Com excelente conceito junto à...   Leia mais

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