Notícias do curso Licenciatura letras Português.

Calendário do curso Licenciatura letras Português.

Ementas do curso Licenciatura letras Português.
 

Pólos do curso Licenciatura letras Português.

 

Informações Gerais do curso Licenciatura letras Português.

Grade curricular do curso Licenciatura letras Português.

 

Documentos e Formulários do Curso de Licenciatura Letras Português

Ementas

1º Semestre

  • Educação a Distância (64 horas):

    Apresentação e Ambientação no Solar; Introdução em EAD; Autonomia em EAD; Tecnologia da Informação e Comunicação em EAD; A Educação Baseada na Web.

  • Introdução à Linguística (64 horas):

    Estudo do objeto e conceitos básicos da linguística, tendo em vista a história das idéias linguísticas, tendências atuais, métodos e procedimentos de análise.

  • Teoria da Literatura I (64 horas):

    Exame do texto literário como entidade discursiva resultante de um entrecruzamento de linguagens. Estudo de questões referentes às conceituações de Literatura e de Teoria da Literatura.

  • Língua Portuguesa: Fonologia (64 horas):

    Estudo do sistema fonológico do Português, de sua realização fonética e sua relação com o sistema ortográfico.

  • Língua Estrangeira para fins específicos I (64 horas):

    Desenvolvimento das estratégias e habilidades de leitura e dos aspectos linguístico-textuais através de textos autênticos em língua inglesa de complexidade elementar e intermediária.

2º Semestre

  • Leitura e Produção de Texto Acadêmico (64 horas):

    Compreensão e Produção de textos acadêmicos na perspectiva da metodologia científica e da análise de gêneros.

  • Teoria da Literatura II (64 horas):

    Estudo das doutrinas formadoras do conceito de gêneros literários; reflexão sobre teorias críticas que orientem a leitura investigativa do texto de feição literária.

  • Língua Portuguesa: Vocábulo (64 horas):

    Estudo do vocábulo em língua portuguesa considerando processos de criação lexical, estruturação mórfica e articulação morfossintática nas diversas situações de uso.

  • Latim I: Língua e Cultura (64 horas):

    Domínio das estruturas gramaticais latinas e seu funcionamento como fundamento das línguas românicas, máxime o português. Tradução de textos latinos com dificuldade gradual. Textos de Cultura Romana.

3º Semestre

  • Latim II: Língua e Cultura (64 horas):

    Domínio das estruturas gramaticais latinas e seu funcionamento como fundamento das línguas românicas, máxime o português. Tradução de textos latinos com dificuldade gradual. Textos de Cultura Romana.

  • Língua Portuguesa: Frase (64 horas):

    Estudo dos aspectos sintáticos, semânticos e pragmáticos da frase em língua portuguesa: elementos constitutivos, relações e processos de construção, estrutura informacional.

  • Literatura Brasileira I (64 horas):

    Estudo da Literatura Brasileira compreendendo as origens, o Barroco, o Arcadismo e o romantismo em seus aspectos históricos, formais e sócio-culturais.

  • Lingüística: Formalismo (64 horas):

    Estudo do formalismo em linguística: pressupostos teórico-metodológicos, vertentes e possibilidades de aplicação à descrição e à análise linguística.

4º Semestre

  • Língua Portuguesa: Texto e Discurso (64 horas):

    Estudo dos processos e estratégias de textualização na construção do sentido do texto/discurso.

  • História da Língua Portuguesa (64 horas):

    Estudo da origem, da expansão e dos processos de mudança da Língua Portuguesa sob o ponto de vista diacrônico, considerando aspectos fonológicos, morfossintáticos e pragmático/discursivos.

  • Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem na Adolescência (64 horas):

    Concepções básicas sobre o desenvolvimento e aprendizagem do ser humano. Conceito e características da adolescência. Desenvolvimento sócio-afetivo e cognitivo. Crises na adolescência. Fatores psicológicos no processo ensino/aprendizagem: percepção, atenção, motivação, memória e inteligência. Distúrbios na aprendizagem. Avaliação da Aprendizagem.

  • Filologia Românica (64 horas):

    Morfossintaxe latina: análise morfológica e sintática. A sintaxe do período: coordenação e subordinação. Construções sintáticas típicas: ablativo absoluto, acusativo com infinitivo, emprego do gerundivo. Leitura e comentários de textos originais de Literatura Latina. Leitura informativa referente à Cultura Romana.

  • Literatura Portuguesa I (64 horas):

    Estudo da Literatura Portuguesa que compreende os seguintes períodos literários: Trovadorismo, Humanismo, Classicismo e Barroco.

5º Semestre

  • Lingüística: Funcionalismo  (64 horas):

    Estudo do Funcionalismo em Lingüística: pressupostos teórico-metodológicos, vertentes e possibilidades de aplicação à descrição e à análise da linguística.

  • Estudos Sócio-históricos e Culturais da Educação (64 horas):

    Conceitos fundamentais à Sociologia, História e Antropologia para a compreensão da relação entre Educação e Sociedade. A interdisciplinaridade do pensamento pedagógico. Multiculturalismo e políticas educacionais de ação afirmativa.

  • (Disciplina Opcional III) (32 horas)

  • Literatura Brasileira II (64 horas):

    Estudo da Literatura Brasileira, compreendendo os autores do Realismo-Naturalismo, do Parnasianismo e do Simbolismo.

  • Literatura Portuguesa II (64 horas):

    Estudo da Literatura Portuguesa compreendendo os fundamentos teóricos, estéticos, e as principais obras dos autores que fizeram o Arcadismo, o Romantismo e o Realismo em Portugal.

6º Semestre

  • Estrutura, Política e Gestão Educacional (64 horas):

    A Educação no contexto sócio, econômico, político, histórico e legal brasileiro; Conceito de Sistema e organização escolar – o Sistema Educacional Brasileiro; A legislação educacional; As políticas públicas para a educação; Gestão educacional; Financiamento da educação; Formação do profissional da educação; A estrutura e a política para a educação no Estado do Ceará.

  • Literatura Portuguesa III (64 horas):

    Estudo da Literatura Portuguesa, em especial do Simbolismo, Saudosismo e Modernismo (Futurismo, Orfismo, Presencismo, Regionalismo, Romance Social) compreendendo as obras e os autores mais significativos dos movimentos indicados.

  • Literatura Brasileira III (64 horas):

    Estudo da Literatura Brasileira, abrangendo o Pré-Modernismo e Modernismo: décadas de 1920 e 1930.

  • Linguística de Texto (64 horas):

    Estudo dos diferentes fatores que intervêm na organização textual-discursiva, com ênfase nos aspectos sócio-cognitivos e interacionais, nos processos de referenciação, nos fatores de textualidade, nos tipos de texto e nos gêneros do discurso.

7º Semestre

  • Literatura Brasileira IV (64 horas):

    Estudo crítico-analítico da literatura brasileira, no período que se inicia com a geração de 45 e se estende à contemporaneidade em seu contexto histórico-cultural.

  • Literatura Portuguesa IV (64 horas):

    Estudo que compreende a leitura e a análise das principais obras narrativas, líricas, críticas, ensaísticas e teatrais, de autores portugueses contemporâneos integrantes do Neo-Realismo e do Surrealismo, e daqueles que protagonizam a literatura nos dias em curso.

  • Semântica (64 horas):

    Estudo das abordagens, dos modelos e das teorias explicativas do significado, enfatizando as principais teorias semânticas, tendências atuais, métodos e procedimentos de análise.

  • Didática I (64 horas):

    Educação e Didática na Realidade Contemporânea: O Professor, O Estudante e o Conhecimento; A Natureza do trabalho Docente; Concepções de Ensino; A Sala de Aula e seus Eventos; Planejamento e Gestão do Processo de Ensino-Aprendizagem.

8º Semestre

  • Estágio em Ensino de Leitura (64 horas):

    Estudo dos processos e mecanismos sócio-cognitivos, interacionais e linguísticos, para a formação do leitor e para o desenvolvimento da prática pedagógica da leitura, envolvendo a observação de aulas na escola.

  • Estágio em Ensino de Linguagem Oral e da Linguagem Escrita (64 horas):

    Estudos das concepções de produção oral e escrita: aspectos sócio-cognitivos, interacionais e linguísticas suas implicações pedagógicas envolvendo a observação de aulas na escola.

  • Estágio em Ensino de Análise Linguística (64 horas):

    Estudo dos elementos linguísticos da língua portuguesa, de suas relações e funções na diversidade textual e suas aplicações envolvendo a observação de aulas na escola.

  • Estágio Supervisionado em Literatura I (64 horas):

    Fundamentos históricos, culturais, estéticos e pedagógicos para a metodologia do ensino de Literaturas de Língua Portuguesa (níveis Fundamental II e Médio) e preparação, aplicação e análise de resultados de pesquisas sobre o ensino de Literaturas de Língua Portuguesa.

9º Semestre

  • Língua Brasileira de Sinais (Libras) (64 horas):

    Aspectos históricos, linguísticos e neurológicos da Língua Brasileira de Sinais e suas relações com a educação dos surdos. Cultura e identidades surdas. Uso do espaço. Alfabeto datilológico. Números. Classificadores. Verbos. Uso de expressões faciais gramaticais. Frases declarativas, afirmativas, negativas, interrogativas e exclamativas. Vocabulário da Libras em contextos diversos. Diálogos em LIBRAS.

  • Estágio em Ensino de Literatura de L. Portuguesa I (96 horas):

    Fundamentos históricos, culturais, estéticos e pedagógicos para a metodologia do ensino de Literaturas de Língua Portuguesa (níveis Fundamental II e Médio).

  • Estágio em Ensino de Língua Portuguesa (96 horas):

    Planejamento e prática de atividades de aplicação dos conhecimentos e procedimentos técnico-pedagógico ao ensino da língua portuguesa no ensino fundamental e no ensino médio em articulação com os parâmetros curriculares nacionais e o projeto pedagógico da escola.

Disciplinas Optativas

  • (A SEREM OFERTADAS AO LONGO DO SEMESTRE)

Quem somos

A Universidade Federal do Ceará-UFC tem experiência de mais de 40 anos na oferta de cursos de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão.
Com excelente conceito junto à...   Leia mais

Parcerias